O Brasil é o segundo país que mais bebe café no mundo, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária. E os tipos de café preferidos do brasileiro são muitos, mas o café pingado tem um lugar especial na lista.
Seja em uma padaria, uma cafeteria ou em casa, a maioria das pessoas já experimentou um pingado e não abre mão do equilíbrio e da suavidade desse café.
Mas será que o pingado é o famoso café com leite? E como preparar essa bebida em casa? Qual o grão ideal para o preparo? Dá para personalizar e fazer uma versão diferenciada?
Continue a leitura, descubra o que é café pingado e encontre as respostas para todas as dúvidas acima!
O café pingado tradicional é uma bebida a base de leite com um “pingo” de café, por isso o nome. Ou seja, na proporção dos ingredientes, a maior parte é de leite, acrescentando apenas uma pequena quantidade de café.
Essa combinação cria um equilíbrio perfeito entre o sabor intenso do café e a suavidade do leite, e é uma escolha popular para quem deseja algo mais suave, mas ainda quer apreciar o aroma e o gosto característico do café.
A origem do pingado não é conhecida com precisão. Na Europa foi onde surgiu o hábito de misturar café com leite, mas a tradicional mistura em que o leite é o ingrediente principal não se sabe exatamente onde começou.
Porém, São Paulo é um estado onde essa versão de café é consumida há muito tempo, desde a época das padarias antigas, e de preferência com um pão na chapa para acompanhar.
Em outras regiões do Brasil o café pingado também faz sucesso, como no Rio de Janeiro e Minas Gerais. Nas verdade, em praticamente qualquer local do país você pode pedir um pingado que será atendido.
Para preparar você vai precisar de café fresco coado ou de café espresso, e leite integral aquecido. A proporção ideal depende do gosto de cada pessoa, por isso a dica é colocar primeiro o leite e ir pingando o café aos poucos até ficar uma coloração caramelo claro ou conforme a sua preferência.
Além disso, normalmente o café pingado é servido em copos americanos como acontece nas padarias tradicionais, mas você pode optar por uma xícara se preferir.
Uma questão importante é a qualidade do café. Para que a bebida proporcione uma riqueza de sabores e aromas, deve-se utilizar um café especial.
Na Cheirin Bão você pode escolher entre diferentes tipos de cafés especiais, com notas e aromas variados para deixar seu pingado ainda mais saboroso.
Você pode fazer seu pingado usando qualquer um dos cafés especiais da Cheirin Bão, pois todos são de alta qualidade para o preparo de uma bebida de excelência.
Algumas das principais sugestões são:
Qualquer uma dessas opções é capaz de criar um café pingado excepcional.
Muitas pessoas confundem essas duas bebidas. Porém, elas são diferentes. Como visto acima, o pingado tem mais leite do que café e essa é a grande diferença. Afinal, o café com leite é ao contrário, é uma xícara de café com um toque de leite.
Porém, em algumas regiões é comum que o café pingado seja preparado de modo inverso, trazendo mais café do que leite.
Portanto, em cada local que você visitar é uma boa ideia sempre perguntar como é feito o pingado antes de fazer sue pedido para evitar surpresas.
A receita original você já conhece, mas pode preparar um pingado personalizado. Um exemplo é utilizar leite vegetal caso seja de sua preferência.
Além disso, também pode usar a técnica de vaporização do leite para deixar a bebida mais cremosa e encorpada.
Ainda, por que não experimentar com uma pitada de canela? Ou com um café especial com notas de caramelo e chocolate?
A partir do momento em que você sabe fazer a receita original, pode explorar novos sabores e nuances para deixar seu café pingado do jeito que você gosta.
Portanto, navegue pelo site da Cheirin Bão, escolha seu café especial e faça o melhor café pingado que você já experimentou!
2023 © UF Gestão de Marcas e Patentes LTDA. CNPJ: 32.071.571/0001-03