loader image
Foto de prensa francesa com café dentro e uma parede cinza de fundo.

Aprenda como fazer café na prensa francesa

Você já se perguntou por que o café feito na prensa francesa tem um sabor tão distinto e encorpado? Diferentemente do método tradicional de gotejamento, e de outras técnicas, a prensa francesa permite que os óleos essenciais e os grãos de café permaneçam em contato com a água por mais tempo, resultando em uma bebida rica e mais aromática.

Entender como fazer café na prensa francesa pode transformar completamente sua experiência de consumo dessa bebida, garantindo momentos de puro prazer.

Neste artigo, você aprenderá o passo a passo para dominar essa técnica clássica e garantir uma xícara perfeita todos os dias.

Prepare-se para despertar seus sentidos com um café excepcionalmente saboroso!

O que é prensa francesa?

A prensa francesa, também conhecida como cafeteira de êmbolo, é um método clássico e atemporal de preparar café que encanta pela simplicidade e eficiência.

Imagine uma jarra cilíndrica de vidro ou aço inoxidável com um êmbolo que possui uma tela fina e uma peneira. Esse é o design básico de uma prensa francesa.

Criada originalmente na metade do século XIX pelos franceses Delforge e Mayer, a cafeteira não possuia o êmbolo, que foi incluído no design só mais tarde em 1929 por um italiano. No entanto, esse modelo de cafeteira seguiu sendo conhecido como prensa francesa.

Nesta técnica, o café fica em contato direto com a água por alguns minutos e depois o êmbolo deve ser pressionado lentamente, filtrando as partículas de café para que elas não passem para a xícara.

Como fazer café na prensa francesa?

Entender com fazer café na prensa francesa é muito simples e requer apenas alguns passos:

  1. Esquente a água sem ferver: o primeiro passo é aquecer a água, sendo que a temperatura ideal é entre 80º C e 90º C;
  2. Escalde a prensa e a xícara: para manter por mais tempo a temperatura do café, antes do preparo escalde com água quente a prensa e a xícara;
  3. Coloque o café: acrescente o café moído grosso. A moagem fina não é indica, pois passa pela telinha e os grãos acabam sendo transmitidos para a xícara;
  4. Acerte na proporção: a proporção indicada é de 8g de café para cada 100ml de água. Porém, isso varia conforme o gosto pessoal. Por isso, teste a ajuste a proporção conforme sua preferência;
  5. Misture: após colocar a água, mexa devagar com uma colher para garantir que todo o pó fique bem misturado com a água;
  6. Deixe em infusão: tampe a prensa francesa ainda sem baixar o êmbolo e aguarde cerca de 4 minutos;
  7. Empurre o êmbolo: transcorrido o tempo de infusão, empurre lentamente o êmbolo para filtrar a bebida e separar a borra;
  8. Sirva com cuidado: tenha cuidado no momento de servir para não transferir eventuais sedimentos mais finos que podem ter ultrapassado o filtro;
  9. Espere o café descansar: por fim, antes de desfrutar da sua bebida, deixe a xícara parada por mais ou menos de 30 segundos para que qualquer resquício de sedimento vá para o fundo e você tenha uma melhor experiência.

Diferenciais da prensa francesa

A prensa de café tem diferenciais importantes que fazem deste método um dos mais utilizados.

Confira, a seguir, os principais diferenciais:

1. Um café mais encorpado

Diferente de outros métodos, a prensa permite que os óleos naturais do café e os sabores mais ricos se infiltrem na sua xícara, resultando em um café mais encorpado.

Esse processo destaca a qualidade dos grãos e traz à tona notas profundas e complexas que muitas vezes são perdidas em métodos mais filtrados, como os que utilizam filtros de papel.

2. Sem necessidade de outros elementos

A simplicidade da prensa francesa é um convite para aqueles que valorizam uma experiência autêntica e sem complicações.

Este método só precisa de água quente e café moído na medida certa. Não há necessidade de filtros de papel ou equipamentos elétricos.

3. Excelente custo-benefício

Hoje me dia a prensa francesa é um dos tipos de cafeteiras mais acessíveis, exigindo um investimento baixo e garantindo um resultado que atende até mesmo o gosto mais exigente.

4. Produz um café caseiro de alta qualidade

A magia de preparar um café em casa com a prensa francesa está na capacidade de personalizar sua experiência. Desde a escolha dos grãos até o tempo de infusão, cada detalhe está em suas mãos.

Esse controle total permite que você explore a cultura do café, experimentando diferentes variedades e intensidades, sempre com a garantia de que o resultado será um café de alta qualidade como se estivesse em uma aconchegante cafeteria.

Melhores tipos de café para prensa francesa

Além de saber como fazer café na prensa francesa, é preciso entender também que a escolha do grão faz toda a diferença.

Para obter um café saboroso, encorpado e de qualidade, você deve utilizar cafés especiais e o ideal é moer o grão na hora para aproveitar todo o frescor.

Ou seja, para a prensa francesa, o café que você encontra nos supermercados e que têm moagem fina, não são indicados.

Opte por cafés especiais que são produzidos para gerar uma experiência sensorial completa aos amantes de café, como os cafés da Cheirin Bão.

Você encontra diferentes opções, desde o Café Especial Moca que é de grão único e raro, até o Café Especial Mió com notas de frutas amarelas e torra média clara.

Além disso, faça uma moagem grossa que lembre grãos de aveia para evitar a transferência de borra para a xícara.

Problemas com a prensa francesa? Saiba solucionar

Quem ainda não sabe bem como fazer café na prensa francesa pode encontrar alguns desafios nas primeiras tentativas, é normal. O segredo é: não desanime e tente de novo.

Para ajudar nesse processo, separamos algumas dicas rápidas para você conseguir ajustar o preparo conforme o seu gosto.

Veja as dicas a seguir:

  • O café ficou muito forte? Deixe o café menos tempo na infusão ou reduza um pouco a quantidade de pó;
  • O café ficou muito fraco? Tente diminuir um pouco a moagem ou então faça a infusão por um pouco mais de tempo. Outra opção aumentar um pouco a quantidade de pó;
  • O café ficou muito amargo? Pode ser pelo excesso de moagem. Nesse caso, tente deixar os grãos mais grossos no seu próximo café.

O importante é experimentar e tentar até se acostumar com o método, pois assim você encontrará o jeito ideal para fazer o café que agrade o seu paladar.

Está na hora de colocar esse conhecimento em prática! Navegue no site da Cheirin Bão e encontre nossos cafés especiais para garantir um grão de qualidade para o seu preparo. E aproveite para visitar uma de nossas unidades e conhecer nosso cardápio de café!

Compartilhe nas suas redes sociais: